Fundado em 17 de novembro de 1925, é o maior cemitério de Santa Catarina, com 98 mil metros quadrados, 35 mil jazigos e mais de 75 mil pessoas sepultadas.
Mais que um espaço de sepultamento, o cemitério São Francisco de Assis é um dos lugares de memória, onde a história de nossa cidade pode ser contada por meio de seus túmulos e sepultados, muitos deles com participação ativa na vida social, política e cultural de nossa cidade, como o governador Jorge Lacerda, Deputado Paulo Fontes, Franklin Cascaes, Aldírio Simões, Antonieta de Barros, Trajano Margarida, Heitor Blum, Antônio Henrique Bulcão Viana, Claudio Alvim Barbosa – Zininho, entre outros tantos. O seu acervo tumular é formado por importantes documentos textuais, na forma de lápides e epitáfios, com obras de valor histórico, datadas de fins do século XIX e começo do XX, que permitem contar a história de nossa cidade.
"Realizou-se, hoje, às 13 horas solene inauguração do novo cemitério, no lugar denominado Três Pontes.
Às 12:30 horas, partiram, em automóveis, para o local, os Senhores Comandante Pereira e Olveira, Governador do Estado Capitão Castilho Regia, seu ajudante de pessoa, Capitão João Caldeira de Andrade, representantes do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Doutor Fúlvio Aducci, superintendente municipal Doutor Heitor Blum, vice-presidente do Conselho Municipal e demais conselheiros, Doutor Joaquim Domingues d'Oliveira, bispo diocesano Monsenhor Francisco Topp, Reverendo Emilio Hardt, pastor evangélico Doutor Bulcão Viana, Presidente do Congresso Tenente Coronel Lopes Vieira, comandante da Força Publica Doutor Doutor Anthero de Assis, chefe de Policia Capitão Euclydes de Castro, representando os senhores doutores secretários da Fazenda e Inteior e Justiça Tenente João B. Cabral, representando o comandante do 14 B. C. Capitão João Paiva, delegado de Policia e diversas outras pessoas.
Chegados ao local, o Senhor Doutor Fúlvio Aducci, superintendente municipal, proferiu um ligeiro discurso, declarando inaugurada a nova necrópole.
Depois de os presentes percorrerem o cemitério, foi lavrado o termo de inauguração, que todos subscreveram.
O administrador da obra foi o Senhor Carlos Nilson.
O Estado esteve representado na cerimonia inaugural pelo Senhor Heitor Sousa, nosso auxiliar de redacção."
A despedida de um animal de estimação é uma das experiências mais difíceis e emocionantes que podemos vivenciar. Eles entram em nossas vidas de forma simples e, sem percebermos, se tornam parte essencial da nossa rotina, dos nossos momentos e do nosso coração. O vínculo criado com esses seres tão especiais vai além da convivência diária. Eles são nossos amigos, confidentes e, muitas vezes, a fonte de um amor incondicional que nos faz sentir completos.
O sepultamento de animais de estimação é um momento carregado de emoções e simboliza a despedida de um ser querido que compartilhou nossa vida. Para muitos, os animais companheiros não são apenas pets, mas membros da família, oferecendo amor incondicional, apoio emocional e companhia nas mais diversas fases da vida. Por isso, o processo de luto, após a perda de um animal, pode ser tão intenso quanto a perda de um ente humano.